Home Decoração Vai pintar a parede da sala? Veja como escolher a cor ideal!

Vai pintar a parede da sala? Veja como escolher a cor ideal!

by Blog Brasil
176 views
Vai pintar a parede da sala? Veja como escolher a cor ideal!

A pintura é um dos métodos mais econômicos para atualizar a aparência de uma sala de estar sem comprar móveis novos. O principal conselho para escolher as cores da pintura da parede da sala é estudar o ambiente e avaliar o tom para ficar em perfeita harmonia com os móveis, teto, piso, posição da parede etc.

O esquema de cores contribui para o conforto da sala, que produz uma sugestão de estilo pessoal. Uma pintura bem trabalhada com tons equilibrados pode transformar completamente a sua sala por um custo mínimo.

Confira a seguir como escolher a pintura ideal!

Qual é a melhor cor de tinta para a parede da sala de estar?

Devemos lembrar que cada matiz comunica e tem uma influência única no ambiente. E, como a sala de estar é um dos cômodos mais utilizados da casa, é fundamental que você entenda como escolher as melhores cores.

Você também deve considerar o estilo dos móveis e até os detalhes, inclusive como quadros, almofadas, uma luminária para a sala, ou até mesmo um lustre, para combinar com as cores das tintas, e assim, criar uma decoração harmoniosa.

Qual a cor ideal para pintar a parede da sala?

A percepção de matiz é afetada pela luz ambiente, seja natural ou artificial, e é por isso que quando você escolhe cores de pintura de sala em catálogos, a mesma cor parece completamente diferente após a pintura. Isso se deve à influência da iluminação na cor, que altera nossa experiência visual.

Para evitar erros nas cores das tintas da sala, arquitetos e designers de interiores costumam comprar amostras das cores escolhidas e aplicá-las no local exato da pintura, para observar qual será o efeito visual da cor com a iluminação do ambiente. Tendo em mente que a cor verde muda mais com a iluminação.

Considere os seguintes pontos antes de decidir sobre as cores para a parede da sala:

1. Qual é a utilizada do local:

Considere como você utilizará o espaço e o que é vital. Considere os seguintes critérios em primeiro lugar:

  • O que você vai fazer com o espaço (assistir TV, entreter convidados, ler, etc.)?
  • Quando você costuma utilizar a sala?
  • O quarto deve ser estimulante ou relaxante?
  • Há bastante sol no ambiente?

2. Aproveite o máximo a luz natural:

Para áreas ensolaradas, existe uma combinação de cores adequada para a parede da sala de estar. Defina as paredes em tons ricos de joias ou tons de terra para uma área de que será utilizada durante o dia e recebe muito sol.

Ao sol, cores vivas como o azul safira e o verde-esmeralda se destacam.

Da mesma forma, tons terrosos escuros ficam melhores em ambientes com muita luz natural, porque a iluminação evita que a sala fique muito sombria.

Deve-se notar que tais matizes tendem a dominar áreas de pouca luz e não devem ser utilizadas nessas situações.

3. Use cores vivas para iluminar um quarto escuro:

No entanto, se o quarto não receber luz solar suficiente ou se você quiser passar mais tempo nele à noite, existem cores específicas que ajudarão a iluminá-lo.

Marfim e amarelo lírio podem fazer um espaço com pouca luz natural parecer mais brilhante, especialmente quando usado como destaque.

Tons de verde e azul claro podem fazer com que o ambiente pouco iluminado pareça mais claro.

4. Use tons quentes para criar um ambiente amigável:

Outro fator a considerar é a temperatura da parede da sala. Vermelho, laranja queimado e quase qualquer tom de dourado ou marrom podem ser utilizados para criar um ambiente agradável e aconchegante adequado para uma sala de estar.

Estas combinações são ideais para uma sala usada tanto durante o dia como à noite, pois combinam conforto e energia, mantendo a luminosidade suficiente para uso durante o dia.

No entanto, evite usar vermelho brilhante ou laranja como matiz principal ou secundário, pois eles são muito poderosos e podem dominar o espaço.

Tons terrosos como amarelos escuros, marrons e vermelhos enferrujados podem aquecer um espaço e complementar muitos tipos de iluminação.

5. Use cores frias para relaxar:

Azuis, roxos claros e cinzas, por outro lado, são ideais para criar um ambiente tranquilo para você, sua família e seus convidados.

As cores frias são ideais para uma sala usada principalmente à noite, em um local criado para o lazer. O verde é outra cor fantástica para usar e criar um local relaxante.

6. Em uma sala pequena, escolha cores claras:

As cores claras têm o efeito de abrir o espaço e fazer uma sala parecer maior. Aqueles com quartos pequenos devem selecionar cores vivas em tons de creme, bege ou branco, bem como pinturas para quartos pequenos.

Você pode pintar as paredes com um tom claro e, em seguida, adicionar detalhes em cores mais brilhantes.

7. Em uma sala grande, escolha tons mais escuros:

Tons escuros confinam a área, portanto, não devem ser empregados em espaços minúsculos. Já os de grande área aberta podem selecionar uma tonalidade agressiva, como azul-marinho ou ameixa.

Em geral, evite pintar a parede da sala inteira com um tom escuro. Em vez disso, simplesmente pinte a parede de destaque.

8. Use cores brilhantes apenas como acentos:

Um tom brilhante pode adicionar muita vitalidade e personalidade a uma sala. Faça uma declaração com cor de destaque. Deve ser o tom mais brilhante no esquema de cores para retratar maior vivacidade.

Escolha tons que se complementem. Antes de pintar e redesenhar todo o espaço, teste primeiro uma pequena seção.

Como plano de fundo, um tom neutro como bege ou cinza é uma escolha maravilhosa porque é adaptável e atemporal.

9. Coordene o esquema de cores com o mobiliário:

Se você tem móveis e decoração modernos, selecione um esquema de cores que o complemente, como uma combinação de branco, preto e cinza.

Já quem tem móveis antigos ou clássicos, pode empregar tons claros e modernos para refrescar o ambiente.

Considere o padrão de cores atual do mobiliário pintando as paredes com uma cor secundária e adicionando acentos que complementam.

10. Para um visual mais simples e clean, opte pelo branco:

Enquanto muitos clientes preferiram uma tonalidade dominante mais intrigante, os esquemas de cores brancas proporcionam uma vibração maravilhosamente limpa e bem conservada. Você não pode errar com o branco.

Existem muitos tons diferentes de “branco”, incluindo gelo, creme, casca de ovo, nude, cinza e esbranquiçado.

11. Para cores modernas, escolha tons suaves:

Tons contemporâneos incorporam variações suaves de cores naturais que podem ajudar a criar um ambiente tranquilo e, ao mesmo tempo, adicionar personalidade ao ambiente.

Marrons claros ou cinzas funcionam bem como cores dominantes, com variações ligeiramente mais escuras dos mesmos tons servindo como cores secundárias e de destaque.

12. Atualização na parede da sala, use tons neutros:

A maioria das pessoas decide atualizar um quarto para torná-lo mais contemporâneo. Há também certas combinações de cores que servem para deixar o ambiente mais moderno. Nesse cenário, atenha-se a tons neutros em geral.

Nas salas de estar modernas, o branco é frequentemente o tom predominante. Preto e cinza são excelentes cores secundárias. Escolha uma cor viva e brilhante como destaque, como verde, azul ou vermelho.

Sugerimos também:

13. Já para cores clássicas, combine tons fortes e neutros:

Para adicionar requinte à área de estar, designs mais clássicos utilizam tons escuros de cores requintadas. Use tons neutros para a maioria das paredes e outras partes principais do espaço, mas mantenha tons ricos de vermelho, azul ou marrom para cores secundárias e acessórios.

Use uma tonalidade “histórica”, como amarelo colonial, verde oliva escuro, cinza pérola ou azul da Prússia para tornar o espaço ainda mais elegante e clássico.

RELACIONADOS