Tirar a cutícula das unhas: pode ou não?

Talvez você já tenha visto o fato de que os norte-americanos não costumam tirar a cutícula das unhas e estranhou isso, afinal, no Brasil, temos o hábito de irmos muito a manicure e passar uma boa parte do processo tirando as cutículas. Porém, saiba que esse costume brasileiro pode ser muito prejudicial para a saúde das unhas. Frases como “Deixar mais fundinho”, “tirar a pele morta”, “melhorar o acabamento das unhas feitas”, são frases comuns que ouvimos, mas que não possuem muita veracidade no fim das contas e ainda pode trazer prejuízos para quem as diz.

Leia também: Benefícios das máscaras de argila: Cuidados com

Cutícula das unhas – Fonte: Google

Mas afinal, pode ou não pode tirar as cutículas?

A resposta para essa pergunta, segundo especialistas da área, é “Não pode”! Apesar de algo comum para nós, isso não é um hábito saudável para as nossas unhas, pois a cutícula é uma camada bem fina de pele que serve para proteger as nossas unhas e preserva-las fortes, grandes, e sem manchas e deformações. Sem as cutículas, a matriz das unhas, que favorece a nutrição e o crescimento delas, acaba sendo prejudicada. Confira agora alguns benefícios de não retirar a cutícula e como podemos deixá-la finas e quase imperceptíveis:

As cutículas nos protegem  de fungos e bactérias

Ao retirar a cutícula, as unhas ficam expostas à entrada de microrganismos patológicos no nosso corpo através dessa região. As cutículas funcionam como uma barreira natural para as unhas, ajudando a manter a sua saúde e o seu formato. Além disso, os possíveis ferimentos causados pelo alicate potencializam esse problema. Um fato a se destacar é que esses alicates utilizados são grandes agentes de transmissão de doenças, caso não sejam esterilizados. Muitas pessoas têm o hábito de ir a manicure e não levar seu kit pessoal, o que acaba expondo-as a essas infecções.

As cutículas evitam o aparecimento de manchinhas brancas na unha

Talvez quando você era criança, já ouvi falar que as manchinhas brancas que eventualmente apareciam na sua unha era resultado de uma baixa alimentação rica em ferro, ou seja, estava começando a ficar com anemia. Muitos ditados populares foram inventados para explicar essas manchinhas, mas a verdadeira razão é o hábito de tirar as cutículas. Dessa forma, o recomendável é não fazer isso.

As cutículas mantêm suas unhas fortes

Já notou como suas unhas é quebradiça e fraca? Um dos motivos que contribuem para isso é o hábito de tirar as cutículas, pois nesse processo, a matriz da unha é retirada. Para que suas unhas sejam revitalizadas, ficando fortes e lisinhas, o indicado é para de tirar as cutículas.

As peles ao redor das unhas param de se desprender (e te incomodar)

O hábito de tirar as cutículas estimula a pele a crescer cada vez mais rápido, por isso que, geralmente, alguns dias após irmos a manicure, pelezinhas se desprendem ao redor das unhas e muitas vezes acaba incomodando , além de deixar o acabamento da esmaltação feio. Se você para de tirar a cutícula, com o tempo sua pele volta a crescer no ritmo normal e não aparecerá mais cutículas grossas e peles soltas.

Não tirar as cutículas evita que a unha fique encravada

Não tirar a cutícula preservar a matriz ungueal da unha e ainda previne lesões causadas pelo alicate que são responsáveis pelo surgimento de carnes esponjosas entre a pele e a unha e provoca o encravamento.

A cutícula previne deformações na unha

A matriz ungueal é protegida pela cutícula e é ela a responsável por fazer a unha crescer. Ao retirar a cutícula, o risco de prejudicar esse crescimento é ainda maior e muitas vezes pode provocar deformações e ondulações na unha.

Não tirar a cutícula das unhas oferece mais praticidade na manicure

O processo mais demorado (e por vezes, chato) da manicure é retirar as cutículas. Se você não faz isso, além de economizar muito tempo na manicure, com o decorrer dos dias, sua unha ainda continua com o aspecto de recém-feita. Além disso, quanto mais tira a cutícula, mais ela cresce grossa e mais fica trabalhoso retirá-la para deixar “fundinho”. Além disso, a cutícula serve como uma moldura natural da esmaltação e provoca um acabamento perfeito.

Como deixar as unhas finas e quase imperceptíveis?

Unhas finas – Fonte: Google

O que muito gente alega para continuar tirando as cutículas é que não quer ver essas peles grossas e portas ao redor das unhas acabando com a beleza dos esmaltes, mas não percebem que o fato de tirar as cutículas é que provoca esse “engrossamento”. O indicado é parar com o hábito de tirar as cutículas e hidrata-las constantemente. Com o tempo, gradativamente, a cutícula se torna fina e quase imperceptível. No início de adaptação a isso, você pode “empurrar” as cutículas com uma espátula para que não fiquem tão aparentes, mas não retire com alicate! Dessa forma, você garante não só a saúde das unhas, como a sua beleza também.

Gostou do post? Então deixa aqui um comentário!

CONFIRA TAMBÉM
Translate »