Home Decoração Reformar a cozinha gastando pouco: saiba como!

Reformar a cozinha gastando pouco: saiba como!

by Produção 02
181 views
Reformar a cozinha gastando pouco: saiba como!

A cozinha é um ambiente da casa que tem história. É nela que se preparam as refeições e que muitos momentos podem ser construídos. Se você é do tipo que gosta de chamar a família e os amigos para cozinhar, esse post é para você, pois traremos dicas de como você pode reformar a cozinha, um ambiente que é tão importante para você, gastando pouco. Para repaginar o ambiente, não é preciso comprar tudo novo e fazer reformas caras, basta apenas aplicar algumas dicas simples que vamos apresentar a seguir:

Leia também: Como fazer um closet sem gastar muito: Guia completo!

Dicas de como reformar a cozinha sem gastar muito

Não compre novos armários, reforme-os!

Se os seus armários de cozinha não estiverem tão velhos (faltando portas ou quase despencando da parede), você pode renova-los gastando pouco seguindo os seguintes passos:

  • Passo 1: Esvazie seu armário, desparafuse da parede (para facilitar o manuseio) e limpe-o completamente;
  • Passo 2: Se houver alguma ferrugem ou tinta descascada no armário, use uma lixa em todas essas partes;
  • Passo 3: Por fim, é hora de renovar a cor! A alternativa mais barata e que ainda pode te oferecer a possibilidade de ter um armário estampado é usar papel contact adesivo. São infinitas possibilidades, desde o preto fosco ao floral. Use uma espátula de silicone para facilitar a aplicação do adesivo e evitar as “bolhas”. Caso o seu armário tenha muitos detalhes e dificulte a aplicação do adesivo, use tinta spray. Se preferir, troque as maçanetas dos armários, em lojas de construção esses itens são baratinhos.

Pronto! Instale-o de volta na parede e terá um armário novinho em folha sem ter gastado quase nada.

Reformando cozinha gastando pouco – Fonte: Google

Use adesivos para garantir personalidade a sua cozinha!

A ideia do papel contact adesivo nos armários também pode ser aplicada para reformar eletrodomésticos e as paredes da cozinha. Aproveite a oportunidade e customize os itens com seu próprio gosto e personalidade. Se a sua cozinha não tem azulejos, saiba que no mercado há adesivos que os imitam! Não precisa gastar com a reforma, apenas use adesivos.

Dê uma cara nova ao seu piso gastando pouco!

Para ter um piso novo na cozinha não é necessário muito dinheiro, algumas dicas baratas podem suprir essa necessidade e, o melhor, ser uma alternativa muito mais bonita e cheia de personalidade! Para dar uma nova cara ao seu piso você pode seguir uma ou mais essas dicas:

  • Dica 1: Use as “réguas de PVC”, que imitam a madeira e são fáceis e baratas de aplicar;
  • Dica 2: Use tapetes no chão. Se forem feitos a mão, os tapetes de sisal são a melhor opção pois secam mais rápido. Coloque-os em pontos estratégicos, por exemplo, ao pé da pia, que costuma estar mais “encardido” ou ao pé do fogão.
  • Dica 3: Utilize a tinta multi-superfícies para dar uma nova cor a cerâmica.

Exponha os utensílios!

Se o seu armário não pode ser reformado por estar muito velho, não se preocupe, expor os utensílios também é uma forma de dar um novo ar a cozinha. Você pode:

  • Dica 1: Pendurar as panelas em um suporte sobre a ilha da cozinha (caso tenha) ou em um ambiente acessível;
  • Dica 2: Instalar prateleiras para apoiar vasilhas, panelas, pratos e copos, elas podem ser colocar sobre a pia ou em uma parede vazia;
  • Dica 3: Nas prateleiras, coloquem, também, potes de mantimentos (de preferência transparentes, pois facilitam a visualização dos alimentos e confere um ar charmoso ao ambiente);
  • Dica 4: Utilize ganchos para pendurar as xícaras e canecas, eles podem ser instalados, por exemplo, na parte inferior das prateleiras;
  • Dica 5: Instale suporte aberto para pendurar o papel toalha ou os panos de prato;
  • Dica 6: Utilize caixotes como armários da sua cozinha e deixe a mostra os seus utensílios!

Decore sua cozinha!

Quem disse que a cozinha também não pode ser decorada? Abuse das cores e decorações para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Veja as dicas:

  • Dica 1: Pendure quadros nas paredes da sua cozinha, eles podem emoldurar tanto as suas fotos (que legal seria ter uma foto da família reunida na cozinha pendurada na parede da cozinha, não é mesmo?) ou com desenhos e frases;
  • Dica 2: Utilize papel de parede colorido ou estampado para dar destaque a uma parede em específico;
  • Dica 3: Instale uma prateleira e exponha seus livros de receitas favoritos;
  • Dica 4: Torne uma das suas paredes um “quadro negro”, essa é uma ideia moderna e barata e muito útil, principalmente, para aqueles que gostam de deixar bilhetes ou anotar receitas.

Utilize plantas na decoração!

Plantas sempre foi um item que cai bem com qualquer decoração e qualquer ambiente. Com essa dica, você pode até mesmo fazer um cantinho de pequenas hortaliças que servirão na hora do preparo da comida. Outras plantas também combinam com a cozinha, como jiboias e até samambaias. Use e abuse da flora para repaginar sua cozinha.

Adicione pontos de luz!

Não se limite a única lâmpada no centro da cozinha, adicione pontos de luzes no ambiente para conferir um ar mais aconchegante. Você pode instalar luzes atrás dos acabamentos das bancadas, dos armários ou dos eletrodomésticos. Além disso, você pode instalar luzes sobre as bancadas e balcões.

RELACIONADOS