Home Decoração Plantas na decoração: Saiba como deixar seu ambiente mais agradável!

Plantas na decoração: Saiba como deixar seu ambiente mais agradável!

by Produção 02
176 views
Plantas na decoração: Saiba como deixar seu ambiente mais agradável!

Se você está em busca de repaginar alguma ambiente da sua casa ou do seu trabalho, esse post vai te ajudar muito, pois, não apenas uma nova pintura e moveis novos podem auxiliar nisso, mas o uso de plantas na decoração também. A flora em uma decoração pode tanto conferir um ar moderno e sofisticado quanto aconchegante, ela combina bem com quase todos os estilos (senão todos!) e com qualquer paleta de cores, desde as mais frias às mais quentes. Por isso, as plantas tem se tornado cada vez mais tendências nas decorações dos espaços.

As plantas purificam o ar e exalam um odor suave e cheiroso no ambiente, além de possuir propriedades energéticas. Se o ambiente for pequeno e não tiver muito espaço para circulação de pessoas e do ar, o mais apropriado é escolher plantas pequenas e delicadas, no entanto, se o espaço que você estiver pretendendo decorar for mais amplo e possuir mais espaço, as possibilidades de usar plantas maiores e de um caimento maior.

Acompanhe a seguir dicas de como você pode usar plantas na decoração, quais delas combinam mais e se adaptam a determinados ambientes:

Plantas na decoração de sua casa: Conheça as mais adequadas!

1. Plantas na decoração do quarto:

Se você quer dar um toque verde na decoração do seu quarto você pode:

Dica 1 – Colocar um jarrinho de flores na cabeceira da cama ou na bancada de trabalho/estudos. As melhores plantas para isso são violetas (principalmente perto das janelas, pois amam luminosidade, mas não o sol diretamente), suculentas, cactos, cyclamens e fitônias.

Dica 2 – Colocar vasos de pequeno porte posicionados no canto do quarto, entre móveis ou ao lado de algum deles. As melhores para isso são espada-de-são-jorge, zamioculca e antúrio.

Dica 3 – Apoiar vasos com plantas que tenham caimento em lugares altos, por exemplo, sobre armários, guarda-roupas, prateleiras ou nichos. Plantas excelentes para isso são jiboias, samambaias, tostão, flor de maio e aspargo.

2. Plantas na sala:

As plantas na sala também são ótimos itens para decorar e criar um ambiente aconchegante e moderno. As mesmas ideias dadas para decorar o quarto com plantas podem ser aplicadas na sala, além disso, você pode ousar ainda mais:

Dica 1: Coloque nos cantos da sala jarros grandes com plantas de médio ou grande porte. Eles podem ser posicionados em lugares estratégicos, por exemplo, ao lado de uma poltrona no “cantinho da leitura”. As melhores plantas para isso são comigo-ninguém-pode, bambu da sorte, costela de adão (a queridinha de muitas decorações) e yuca.

Leia também: Vai pintar a parede da sala? Veja como escolher a cor ideal!

3. Plantas no banheiro:

O banheiro é um ótimo lugar para abrigar plantas que gostam de umidade, pois o próprio vapor d´água no banho é absorvido por elas. Para deixar seu banheiro verde e bonito, e proporcionar um ambiente de frescor, principalmente na hora do banho, você pode:

Dica 1: Instalar uma prateleira com vasinhos de plantas próximo a área da ducha ou sobre ela. As plantas que dariam certo para isso são violeta, dinheiro-em-penca, peperômia, cactos e suculentas.

Dica 2: Decorar as bancadas da pia do banheiro com orquídeas, bromélias ou babosa.

Dica 3: Colocar, ao lado da pia, vasos com plantas de médio porte. As melhores plantas para isso são: lírio da paz, espada-de-são-jorge, caládio, comigo-ninguém-pode e begônia híbrida.

4. Plantas na área/área de serviço:

Esses ambientes possuem uma vantagem que outros da casa não possuem: o espaço. Com isso, o uso de plantas não precisa se limitar a de pequeno ou médio. Além disso você pode usar plantas com caimentos e pendurar no teto. Ótimas plantas para isso são jiboias, samambaias, tostão, flor de maio, aspargo, comigo-ninguém-pode, bambu da sorte, costela de adão (a queridinha de muitas decorações) e yuca.

5. Plantas na decoração da cozinha:

As plantas também podem estar na cozinha e servem como ótimos itens de decoração e até utilidades para a cozinha. Você pode:

Planta para decoração na cozinha – Fonte: Google

Dica 1: Fazer um cantinho de ervas, temperos e hortaliças na sua cozinha. Ele pode ficar perto da janela para oferecer uma luminosidade maior ou próximo a área fria da cozinha (pia, geladeira, entre outros). As formas de plantar são diversas, você pode tanto reciclar garrafas pets, unidas umas as outras com cordinhas, quanto vasinhos pequenos, de cerâmica ou de plástico, com cores que combinem com a cozinha. Plantas ótimas para essa ideia são alecrim, hortelã, salsinha, manjericão, orégano, tomilho e cebolinha.

Dica 2: Pendurar vasos com plantas com caimentos no teto da cozinha. Plantas que dão certo para essa ideia são jiboias, samambaias, tostão, flor de maio e aspargo.

Dica 3: Decorar as bancadas e a área da pia com jarros de suculentas em diferentes tamanhos. Além das suculentas, cactos também são uma ótima opção.

Dica 4: Decorar a cozinha com folhagens que necessitam apenas de baixa iluminação e pouca ventilação. Plantas que combinam com o ambiente são aloe vera, bambu palmeira, jiboia, trapoeraba roxa, espada de são Jorge, lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, dragoeiro de madagascar, bromélia e hera.

RELACIONADOS