Mofo em paredes de casa: Conheça 6 dicas de como evitar!

Photo of author
Written By Produção 02

O que é “Mofo” e como ele surge?

Em algum momento da sua vida você já teve que lidar com o mofo na sua casa, ou quem sabe está lidando com ele agora, e para resolver esse problema, somente com uma reforma ou pequenos procedimentos na parede específica, o que muitas vezes é um gasto a mais. Então, para que você evite problemas futuros, elaboramos essa matéria para te ajudar a evitar o Mofo. Essas dicas podem te ajudar a evitar não só as paredes mofadas, mas também as roupas e alimentos.

De início, você precisa saber o que é o Mofo e como ele surge, para então entender como pode evita-lo. O Mofo é resultado da presença de fungos (a proliferação desses microrganismos dá origem ao que conhecemos por bolores) e seus esporos suspensos pelo ar. A umidade, a pouca luz e circulação de ar fazem com que esses seres “inconvenientes” surjam nas roupas, nos objetos, nos alimentos e, principalmente, na casa. O inverno é a estação mais comum para o surgimento deles.

Mofo em paredes – Fonte: Google

Como podemos evitar o Mofo?

Dica 1: Evite deixar as janelas e portas do cômodo fechadas por muito tempo.

Essa parece ser uma dica fácil e até irrelevante, mas não é. Deixar as janelas e portas abertas evitam a unidade no ambiente, deixando o lugar inapropriado para a proliferação dos fungos que formam o Mofo. Estudos mostram que a unidade no quarto fechado, enquanto dormimos, é de aproximadamente 70% e, o mais impressionante, uma sala com quatro pessoas aumenta a unidade em até 65%. Alguns cômodos da casa que, geralmente não possuem janelas de ventilação, como o closet ou a despensa, possuem umidade superior a 70%. Uma dica que pode te surpreender, também, é deixar as janelas e portas da cozinha aberta no momento do preparo de alguma refeição, pois quando isso acontece, a umidade do ambiente vai para 75%.

Dica 2: Use produtos antimofo.

Encontrados em lojas de materiais de construção, ou seções desse tipo em lojas de departamento ou supermercados, os produtos antimofo são ótimos parceiros na hora de evitar o Mofo. Você pode usar a tinta antimofo para pintar as paredes pelo lado de fora da casa – que costumam pegar chuvas, aumentando sua umidade – ou nas paredes próximas a lugares úmidos da casa, como o banheiro. Use o verniz antimofo para revestir superfícies de madeira na sua casa, principalmente aquelas usadas dentro de ambientes de pouca luz e que passam muito tempo fechados.

Se você tem um closet ou uma despensa com prateleiras de madeira, esse produto pode ser seu grande aliado para evitar que suas roupas e os alimentos fiquem mofados.

Dica 3: Use um desumidificador de ar

Uma solução moderna e prática, mesmo não sendo tão econômico, mas que possuem mais eficiência que os “truques” caseiros para evitar o mofo. Esses equipamentos, além de diminuírem a umidade em ambientes, tanto grande quanto pequenos (ex.: gavetas), podem tirar o cheiro de mofo do ar. Eles podem ser uma solução para acabar de vez com o mofo na sua casa. O ideia é que você procure o tipo de desumidificador certo para o tipo de ambiente em que quer usar, e é sempre bom procurar saber sobre a qualidade é eficiência que cada “marca” oferece.

Dica 4: Sempre cheque se há vazamentos pela casa.

Muitas vezes, nós deparamos com uma parede que, antes era limpa, sem nenhum mofo, e livre qualquer fonte de umidade, mas que repentinamente começou a ficar com manchas cinzas ou amareladas de bolor. Se estiver acontecendo na sua casa, muito provavelmente pode haver um vazamento, por dentro ou por fora, naquela parede. Por isso, sempre cheque se não há canos furados ou quebrados, ou indício de um vazamento ou infiltração, como por exemplo, manchas úmidas.

Dica 5: Use placas de isopor atrás dos móveis

Se você pretende mobiliar uma casa e já esta pensando em soluções para evitar o mofo ou se você quer mudar os móveis de lugar, essa dica é para você. Ao instalar, ou realocar os móveis, coloque uma placa de isopor (pode ser até mesmo aqueles comprados em papelarias) entre o móvel e a parede, sobretudo em paredes externas ou que dividem com o banheiro. Assim, a possível umidade que surgir na parede não irá afetar os móveis e, dessa forma, não atingirá seus móveis

Dica 6: Espalhe vasilhas ou pacotes com giz

Essa última dica vai te ajudar a evitar o mofo nas roupas e objetos. Coloque giz escolares dentro de vasilhas (com furos ou sem a tampa) ou em sachês e espalhe pelos locais pequenos e fechados, como gavetas, armários e caixas. Eles evitaram, mais facilmente,  a umidade e consequentemente o mofo.

Algumas dessas dicas podem ser paliativas, portanto, é sempre bom investir em todas que puder, principalmente nos desumidificadores de ar (que possuem maior eficiência contra o mofo).

Espero que essas dicas possam ter te ajudado! Comente aqui se você gostou!