Decore seu quarto você mesmo: Simples e rápido!

Photo of author
Written By Produção 02

Desde a mudança significativa na rotina e na vida das pessoas, após a pandemia, o quarto se tornou um dos lugares mais frequentados da casa. O que antes era um lugar mais usado para dormir, agora se tornou até mesmo um espaço de trabalho.

Fazer algo com as próprias mãos confere uma estima maior ao objeto e pode representar os gostos e preferências pessoais.

Então, nada melhor que combinar essas duas coisas e transformar um ambiente da sua casa sem gastar quase nada com mão de obra? Confira o post a seguir com alguma dicas.

Simplifique a tintura

Tintura – Fonte: Google

Talvez um dos maiores desafios na hora de uma reforma feita por alguém inexperiente, é a pintura das paredes. Uma forma fácil e elegante de mudar a cor do quarto é pintar a parede até a metade. Além de gastar menos tinta, o trabalho é menos e mais fácil de sair com perfeição.

Escolha uma cor que combine com a decoração almejada do quarto. Não se esqueça que, antes de aplicar a tinta, você deve colocar uma fita crepe marcando até a altura que deseja. Depois de seco, pode retirar a fita.

Outra ideia é pintar até a altura da janela, para deixar o panorama visual mais harmônico.

Reaproveite móveis velhos

Quem não tem aí na sua casa um móvel antigo, herdado  da família, seja uma cômoda, uma cama ou até uma mesa? Esses objetos podem se tornar uma bela mobília e o melhor de tudo, barata. Ao invés de investir em novos móveis, que andam cada vez mais caros, reaproveite aqueles que você já tem em casa ou você pode dar uma olhada em lojas de móveis seminovos e “garimpar” uma boa peça. Se preferir repaginá-lo, lixe, pinte e Paradise as partes soltas.

Reaproveite móveis velhos – Fonte: Google

É importante analisar se não há a necessidade de refazer o fundo ou trocar algum puxador. Nessas horas, a sua criatividade deve fluir e uma peça com a sua cara surgirá.

Você pode também dar um novo significado a um móvel. Por exemplo, um armário de escritório velho pode se tornar um gaveteiro de closet, ou uma banqueta de madeira pode se tornar mesa de apoio para um abajur.

Veja mais: Como deixar a despensa mais organizada: Dicas valiosas!

Use plantas na decoração

Plantas para decoração – Fonte: Google

As plantas são uma ótima opção para quem quer reagir o ambiente e gastar pouco. Além de trazer um ar aconchegante para o ambiente, vasos com plantas podem substituir pontos estratégicos do quarto, como na cabeceira, no canto da parede, sobre aparadores e cômodas, ou até em cima do guarda-roupa. Você pode escolher vasos de cor neutra para dar destaque as flores, mas também pode colocar cor ali também, tudo de acordo com o que foi escolhido para a decoração do quarto. Até mesmo ambientes mais sérios combinam com as plantas.

Na hora de escolher quais plantas irão decorar seu quarto, se atente para a umidade e o calor do ambiente. Análise qual a melhor opção.

Escolha lençóis coloridos

Lençóis coloridos – Fonte: Google

Uma boa opção para mudar nitidamente o ambiente do quarto  é escolher lençóis e colchas de cama coloridas. Elas são um ponto de cor importante e que vai te auxiliar na hora de repaginar o ambiente. Escolha cores que combinam com o resto da decoração, evite tecidos estampados , para não carregar, visualmente, e acabar atrapalhando a harmonia.

Use caixotes na sua decoração

Caixotes como decoração – Fonte: Google

Muitas vezes, há a necessidade de colocar nichos para apoiar livros ou objetos de decoração, mas essa opção nem sempre é tão barata. Então, se você quer dar um ar descontraído e charmoso ao ambiente, utilize caixotes de feira. Se não quiser deixa-los com o aspecto rústico, lixe e pinte da cor que preferir. Logo após, parafuse na parede e você já terá seus nichos e prateleiras gastando pouco.

Os caixotes também pode servir como cabeceira de cama, sejam parafusados na parede ou apoiados no chão (Essa opção é boa para quem mora em casas e apartamentos alugados que geralmente não permitem perfurar nada). Se você desejar, pode transformar os caixote em bancos de apoio para colocar ao pé da cama; acrescente um estofado e pezinhos.

Use papel de parede

Papel de parede – Fonte: Google

Se você não quer gastar muito com tintura e quiser evitar muito trabalho, , uma boa opção é usar papel de parede para dar uma repaginada no ambiente. Existem muitas opções no mercado que oferecem praticidade na hora da aplicação.

Faça você mesmo

Pintura de cadeiras – Fonte: Google

O que oferece um aspecto diferente ao quarto são os objetos decorativos. É com eles que você pode mostrar, ainda mais, seus gostos pessoais e o que vai diferenciar um ambiente do outro. Porém, nem sempre esses itens são baratos e achar algum que combine com a proposta da decoração é , por vezes, trabalhoso.

Muitos dos objetos que você usa para decorar o seu quarto pode ser feito por você mesmo. De quadros a abajur, há uma infinidade de itens que são fáceis de fazer e não custam muito dinheiro. Por exemplo, faça uma nova luminária para o seu quarto com cano de vassoura e uma lata de tinta pequena. Instale a parte elétrica (fios, bocal, lâmpada) e finalize com o que mais desejar, pintando, adesivando, entre outros.

Uma ideia que conferirá diferença na decoração do seu quarto é fazer você mesmo uma cabeceira. Há uma infinidade de possibilidades, de madeira, de isopor, de gesso, até mesmo com estofados. Para as paredes, faça quadros e objetos penduráveis, além disso, você pode montar um mosaico de espelhos com aqueles espelho pequenos vendidos em casa de utilidades, bem baratinhos.

Fazer algo com as próprias mãos traz uma sensação única e conferirá um novo aspecto para o seu quarto.

Curtiu o post? Então deixe aqui um comentário!