Como fazer compras conscientes: Guia completo de moda!

Fast fashion é um método de produção que incentiva o consumo e descarte rápido de roupas. O Brasil, que é o nono maior comprador de vestuário do mundo entre 195 nações, é severamente atingido por essa tendência.

Estamos cientes de que o preço é o aspecto mais atraente deste plano da empresa. No entanto, é bastante viável obter roupas de alta qualidade que durarão anos por menos dinheiro; tudo que você precisa é um olho afiado e algumas informações.

Este guia irá ajudá-lo a escolher compras com qualidade e longevidade em mente, tornando a sua vida e guarda-roupa mais ecológicos.

Pegue uma caneta e papel porque você irá conferir o guia para Compras Conscientes:

Leia também: Como fazer um closet sem gastar muito: Guia completo!

Considere seu guarda-roupa

Examine com calma e determine quais componentes você já possui e quais você precisa.

Crie uma lista o mais detalhada possível dos itens de guarda-roupa que faltam e das composições que você pretende criar. Exemplo: calça pantalona em tom neutro que complementa camisas estampadas.

Leve esta lista com você para a loja para não comprar uma blusa simplesmente porque está em promoção por um preço imbatível.

Confira a etiqueta

Escolher tecidos de qualidade é vital para a longevidade, conforto e ajuste de um visual. Além disso, examinar a composição garante que o preço seja compatível com o valor da peça.

Algumas sugestões a ter em conta:

Como o próprio nome indica, as fibras naturais são derivadas da natureza e são classificadas como animais ou vegetais.

Eles são elegantes, resistentes e adaptáveis ​​à temperatura do corpo, tornando-os adequados para todas as estações. Algodão, linho, seda, rami, sisal, caxemira e lã devem ser procurados.

As fibras sintéticas artificiais são derivadas de fontes naturais, mas passam por processos químicos e físicos. Excelente resistência, ajuste e conforto. Viscose, modal, liocel e acetato devem ser procurados.

As fibras sintéticas são duráveis, variam na aparência (alguns poliésteres são mais atraentes do que outros) e não absorvem a transpiração, tornando-os mais quentes.

Esse é outro problema que faz com que você lave suas roupas com mais frequência. Encontre: poliamida, poliéster, elastano e acrílico.

Essas fibras nem sempre terão uma composição 100%. É costume combinar fibras durante a produção de um tecido para economizar custos ou fornecer uma qualidade única. Isso é conhecido como tecido misto.

Certifique-se de que o que você está procurando corresponde à etiqueta quando encontrar tecidos incompatíveis. Se você está comprando uma roupa nova e a composição contém muito poliéster e poucas fibras naturais, você deve passar para o próximo item.

O mesmo se aplica aos forros, como você pode ver. Se você localizar uma peça de roupa 100% algodão, mas com forro 100% poliéster, pode ter certeza de que será uma roupa mais quente.

Em conclusão, as fibras naturais e sintéticas têm um valor melhor do que as fibras sintéticas. Isso já permite determinar se você está pagando a mais por produtos inferiores.

Saiba mais sobre as muitas variedades de tecido.

Atente-se aos detalhes

Qual é o estado do interior da roupa? Isso evita que você compre roupas mal construídas e que exigirão reparos rapidamente ou serão uma perda total. Não é isso que desejamos de forma alguma.

Tente observar

Examine o ajuste das roupas em seu corpo para ver se você gosta. Você modela bem, se veste bem e aprecia suas características? Em caso de dúvida, fotografe-se no camarim e observe. Ao ver uma foto de corpo inteiro de si mesmo, é mais fácil determinar se você fica bem ou não com essa roupa.

Cuidado com as modas

Todo mundo gosta de uma tendência, e tudo bem, mas antes de comprar vamos avaliar se vale ou não a pena:

  • Tentaste? A tendência favorece sua aparência?
  • Ele atende às suas necessidades? (lembre-se da dica número um?)
  • Você gosta dele ou simplesmente o viu com tanta frequência que acredita que precisa?
  • Você vai utilizá-lo ou se cansou de ver tanto nos últimos dois meses?

Se a tendência passar neste teste, você pode concluir que ela pertence ao seu armário! E lembre-se: compre o que você gosta, não o que está em promoção.

Examinar a qualidade de suas roupas tornará seu guarda-roupa mais duradouro e sustentável, com peças que podem ser passadas para as gerações futuras.

Ter um guarda-roupa inteligente também envolve tomar decisões deliberadas.

Você sabe como cuidar de suas roupas para prolongar sua vida útil? Este é o assunto da próxima peça de material que está sendo trabalhada com cuidado!

CONFIRA TAMBÉM
Translate »