Como montar um kit de ferramentas básico: Tudo que você precisa!

Photo of author
Written By Produção 02

Ter um kit de ferramentas em casa é muito importante para os momentos em que você precisa dar um jeito em algo que quebrou ou parou de funcionar, como a pia entupida ou a descarga do banheiro quebrada. Nesse post vamos te mostrar quais as ferramentas básicas para se ter na sua caixa de ferramentas e que vão te salvar de um sufoco daqueles.

Kit de ferramentas. Fonte: Blog Brasil

Ah, e se você não sabe em que lugar se compra essas ferramentas, leia até o final do post para descobrir.

Chaves:

  • Chave de fenda
  • Chave inglesa

Fitas:

  • Fita Silver Tape
  • Fita veda rosca
  • Fita isolante

Os que não podem faltar:

  • Martelo
  • Alicate
  • Objetos e materiais para fixação

Para ajudar a compreender mais sobre essas ferramentas, abaixo explicaremos um pouco sobre suas utilidades práticas.

Chave de fenda

Ferramenta essencial quando o assunto são parafusos, e servem para apertar, afrouxar e até retirar os mesmos. O ideal é tê-las em vários tamanhos e tipos de pontas, pois cada parafuso pode pedir uma ponta ou tamanho, as mais comuns as do tipo tradicional e Philips.

Diversos tipos de aparelhos eletrônicos utilizam parafusos em seu compartimento de pilhas ou baterias, assim também como em suportes de parede e para a fixação não permanente de objetos. O que torna interessante colocar as chaves de fenda como um item de sua caixa de ferramentas.

Chaves de fenda. Fonte: Google

Chave inglesa

Comumente utilizada para apertar ou afrouxar porcas, a chave-inglesa é um item importante de qualquer kit de ferramentas. Assim como as chaves de fenda, conta com tamanhos variados, tendo como diferencial os modelos ajustáveis, oque permite utilizá-las em diversos tamanhos de porcas.

Ideal para soltar rodas de moto ou bicicletas, como também outras peças de veículos, que utilizam de porcas como sistema de fixação, devido a sua maior resistência em relação a parafusos comuns.

Chave inglesa ajustável. Fonte: Google

Fita Silver Tape

Possuindo maior durabilidade e adesão que as fitas adesivas convencionais, a Silver Tape é algo que você adoraria ter por perto nos mais diversos tipos de situações. Seu alto poder adesivo permite que ela seja utilizada na resolução de vários problemas do cotidiano, como:

  • Remendar mangueiras;
  • Revestir junções;
  • Tampar rachaduras;
  • Revestimento de cabos de ferramentas;
  • Revestimento de peças metálicas;
  • Dentre muitas outras utilidades!

Dados os exemplos acima sua versatilidade não para por aí, e pode variar conforme a sua criatividade. 

Fita Silver Tape. Fonte: Google

Fita veda rosca

Problemas com vazamentos em encanações são comuns em toda residência, estes vazamentos podem acabar molhando  locais indesejados e até mesmo gerar alguns números a mais na conta de água. Para esse tipo de problema as fitas veda-rosca são ótimas aliadas, feitas de material facilmente maleável e fáceis de utilizar, elas podem revestir a rosca de junções, impedindo, assim, que a água vaze por entre elas.

Fita veda-rosca. Fonte: Google

Fita isolante

A fita isolante serve para revestimentos de cabos elétricos em geral, feitas de material isolante, são as mais seguras para esse tipo de trabalho, comportando também uma maior resistência a altas temperaturas e ao desgaste em relação a outras fitas convencionais.

Fita isolante. Fonte: Google

Martelo

O martelo é uma das ferramentas mais utilizadas na construção civil, e com certeza um item importante para essa lista. Sua principal utilidade é colocar e soltar pregos, mas não para por aí, dependendo do seu formato e material, pode ser usado para amplas funções, como o martelo de borracha utilizado para assentar cerâmicas e azulejos, e  sendo o tipo mais comum o martelo de carpinteiro.

É ótimo para resolver problemas envolvendo peças de madeira, pregar suportes de quadros em paredes, assim como pregar outros objetos.

Alicate

Talvez umas das ferramentas mais versáteis desta lista, tendo utilidade nos mais diversos tipos de problemas e trabalhos. O alicate comum conta com uma parte mais lisa para fixar em objetos, e mais abaixo conta com lâminas para cortes, alguns modelos contam também com uma parte côncava para segurar objetos mais roliços.

O alicate pode ser utilizado para cortar ou desencapar fios, segurar firmemente objetos que seriam complicados de seguras usando as mãos nuas, e servir até mesmo para afrouxar e apertar porcas na ausência de uma chave-inglesa, mas claro, sem a mesma eficiência.

Objetos e materiais para fixação

Para terminar a nossa lista, não podemos deixar de citar os materiais necessários na utilização da maioria das ferramentas citadas acima. Pregos, parafusos, porcas entre outros também são partes essenciais em uma caixa de ferramentas, sendo todos esses utilizados principalmente para fixar e conectar outras partes e objetos, tendo o tamanho e o modelo variando segundo a necessidade de uso.

Onde encontrar esses materiais?

Todas essas ferramentas são de fácil obtenção em lojas de materiais de construção, mas alguns lugares contam com lojas específicas para ferramentas, facilitando ainda mais a sua obtenção.