Como fazer um closet sem gastar muito: Guia completo!

Photo of author
Written By Produção 02

Closet tem a função de armazenar as roupas e sapatos. Não é muito comum observar nas casas brasileiras, mas recentemente esse cômodo tem se torna mais popular e várias alternativas de tê-lo em casa foram surgindo.

Para se ter um closet não é necessário grandes reformas e muitos gastos, com algumas dicas simples você montar o seu gastando pouco. É o que você vê a seguir:

Closet espaçoso. Fonte: Google

1 – Escolha o local do seu closet

Para se ter o closet, você não precisa necessariamente quebrar paredes e construir um novo cômodo na casa. Um grande armário, se retirar as portas e, se possível, aumentá-lo até com placas de gesso, pode virar o seu closet. Além disso, você pode aproveitar um quarto pequeno da casa que não é mais usado para transformá-lo. Escolha um espaço bom e que tem potencial para comportar todas as suas roupas e sapatos.

O seu closet também pode ser embutido dentro do seu próprio quarto, o que é uma solução muito barata.

2 – Instale prateleiras e “araras” no seu closet

Ao invés de encomendar móveis planejados para o espaço do seu closet, estale prateleiras, uma opção barato e de certa forma, ajustável ao tamanho do espaço disponível. Com algumas “mãos francesas” e tábuas envernizadas e pintadas, você pode ter lugares suficientes para armazenar seus sapatos, caixas com objetos pessoais (meias, cachecóis, luvas, entre outras), bolsas e até pilhas de roupas.

Se você tiver escolhido um armário para transforma-lo em closet, as prateleiras também podem completar os espaços que nele já existem.

Para as araras de roupas, o recomendável seria comprar aquelas próprias para lojas, pois já vem no tamanho indicado para closet, porém, se busca uma alternativa barata, instale varais de cortina. Apesar de virem um pouco grandes e dificultarem caso o closet não seja muito grande, você pode usar uma “serrinha” para diminui-los.

Outra opção de fazer araras baratas é fazê-los de canos PVC e joelhos. Você pode pintá-los e montá-los da forma como quiser. Além de dar um ar super astral ao quarto, você ainda pode aproveitar esses materiais que, geralmente, ficam parados em casa, sem utilidade após uma reforma.

3 – Reaproveite cômodas e gaveteiros

Ter gavetas no closet é muito útil para o armazenamento de peças de vestuário pequenas, como roupas íntimas, meias, entre outros. Uma forma barata de tê-las é aproveitar uma cômoda, ou até um armário de escritório, que você já tinha em casa ou que é vendida em lojas de móveis usados. Depois de uma boa reforma, eles podem até mesmo fazer parte da decoração do closet. Outra forma também é aproveitar apenas as gavetas e apoiá-las em prateleiras, como uma espécie de caixas.

4 – Faça você mesmo seu próprio banquinho/pufe

Um banquinho ou um pufe é muito útil na hora de calçar os seus sapatos, além de ser um ponto de descanso na hora da escolha das roupas. Caso haja espaço no seu closet, colocá-los é uma boa opção. Uma forma barata é fazer você mesmo. Há uma infinidade de formas e materiais dos quais você pode escolher, além disso, te dá a opção de obter um objeto de acordo com o seu gosto pessoal.

Banquinho/pufe. Fonte: Google

5 – Utilize caixas organizadoras e nichos

Fazer um closet sobre medida, com repartições e divisórias, não é uma opção muito barata, apesar de sofisticada. Para suprimir a necessidade de armazenamento sem gastar muito, a dica é usar caixas organizadoras. Você pode escolher qualquer tamanho e cor diferentes, o que até mesmo contribuirá para a decoração do espaço. Você pode apoiá-las nas prateleiras de baixo ou na parte de cima dos armários. Dê preferência às caixas organizadoras transparentes, pois facilitará na visualização do conteúdo. Caso não tenha essa opção, coloque etiquetas na parte da frente, identificando o que tem dentro de cada uma, te ajudando a achar mais facilmente o que deseja.

Os nichos também são ótimas alternativas baratas de organização. Uma dica é usar caixotes envernizados e, se preferir, pintados. Atualmente eles estão na moda quando se trata de decoração da casa e no closet não é diferente.

6 – Substitua as portas por cortinas

Caso não haja a necessidade de tornar o closet um lugar mais reservado, troque as portas, que custam um pouco mais, por cortinas. Elas são uma boa opção para economizar e ainda contribuem para a decoração do quarto.

7 – Gaste pouco na iluminação

Para a iluminação do closet, não há a necessidade de muita iluminação. Na hora de escolher as lâmpadas, escolhas as de LED (que oferece maior economiza no gasto de energia) e das cores branca ou amarela, pois assim, não haverá o risco de manchar suas roupas. Você pode utilizar também a luz natural a seu favor, caso seu closet seja no próprio quarto.

8 – Reserve um espaço para o espelho

Ter um espelho no closet é um item que não pode ficar de fora. Espelhos médios e pequenos, comprados em lojas de utilidades, podem ser uma boa opção, sem que você precise comprar espelhos grandes e caros. Coloque em um lugar estratégico, isto é, de fácil visualização e proporcionará o seu reflexo de corpo inteiro.

Enfim, para se fazer um closet não há a necessidade de muitos gastos e muito menos envolver reformas e quebra-quebra de tijolos. Como dicas mais baratas e simples, você pode ter o cômodo queridinho que vem ganhando espaço nas casas brasileiras.