Home Beleza Chá de Carqueja: Conheça 7 Benefícios que vão te surpreender

Chá de Carqueja: Conheça 7 Benefícios que vão te surpreender

by Blog Brasil
114 views

O chá de carqueja é um poderoso aliado à saúde, sendo utilizado desde a prevenção de doenças até mesmo para emagrecer.

carqueja é uma planta que nasce e se adapta com facilidade ao ambiente e o melhor de tudo é que a mesma não necessita de muitos cuidados especiais, pois é uma erva que nasce em terrenos baldios e pastos, sendo uma planta totalmente de fácil cultivo.

Porém, a carqueja se desenvolve melhor quando está em locais úmidos e com luz solar, podendo chegar a dois metros de altura. Sendo também conhecida como bacanta, bacárida e até mesmo vassoura.

Benefícios do chá de carqueja: para que serve?
chá de carqueja

A carqueja possui um sabor forte e amargo, não sendo muito agradável ao paladar, mas mesmo assim, por trazer inúmeros benefícios para o organismo, muitas pessoas criaram o hábito de consumir esse chá.

São várias suas qualidades, as quais muitas pessoas utilizam esse chá dentro da sua rotina, aliando-o em suas dietas, seja para controlar algum problema de saúde ou até mesmo para perder peso. Saiba mais sobre o poderoso chá de carqueja:

Chá de Carqueja para que serve

São muitos os benefícios que o chá de carqueja pode proporcionar para o organismo do ser humano, como:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Desintoxica o fígado;
  • Ajuda no controle da diabetes;
  • Colabora para o emagrecimento;
  • Fortalece a imunidade;
  • Combate a anemia;
  • Diminui a retenção de líquidos.

O chá também pode ser consumido para a prevenção de problemas, como por exemplo, toma-lo antes de sair para festas, nas quais é comum ingerir grandes quantidades de comida.

Essas propriedades benéficas que o chá de carqueja possui se dão devido às substâncias presentes na planta, sendo elas os compostos fenólicos, saponinas, flavonas e flavanóides, substâncias essas que favorecem o organismo humano contra algumas doenças como problemas estomacais e intestinais, além de ser anti-inflamatório, diurético, digestivo e até mesmo com propriedades antibióticas.

Confira Também: COMO DIMINUIR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS COM 4 DICAS!

A planta ainda oferece outros benefícios para a saúde. O chá de carqueja também possui propriedades laxantes e vermífugas, o que favorece a perda de peso.

Porém, é importante lembrar que a carqueja não deve ser consumida por grávidas e nem por mulheres que estejam amamentando, além também de não se indicado consumi-lo em quantidades muito grandes ou com grande frequência.

Chá de carqueja emagrece?

O chá de carqueja contém propriedades que controlam o apetite de quem o toma, sendo bom para aquela pessoa que não tem muita fome, abrindo o apetite e também sendo bom para inibir a fome, o que colabora para o emagrecimento. Assim, o chá ajuda a pessoa a consumir a quantidade de alimento que seu corpo necessita.

Lembre-se sempre, que não existe chá milagroso para perder peso ou barriga, e sim chás que possuam substâncias que aceleram o metabolismo e que quando aliados a uma dieta balanceada e saudável, com exercícios físicos, acaba resultando no emagrecimento mais rápido do que o normal.

O ideal é buscar um nutricionista para que este o auxilie no emagrecimento. É comum profissionais dessa área oferecerem dietas que unem os benefícios desse chá com uma alimentação saudável.

É importante salientar que neste ponto, o chá serve somente como complemento da dieta, sendo mais importante aqui à reeducação alimentar, deixando de lado alimentos gordurosos e açucares, preferindo alimentos com mais nutrientes e saudáveis.

Quem não pode tomar chá de carqueja

Apesar de ser um aliado útil no combate à hipertensão e diabetes, a contraindicação começa quando consumida em excesso.

Pacientes diabéticos e hipertensos devem ter cautela ao consumir carqueja em excesso, pois a erva reduz os níveis de glicose e pode aumentar a pressão arterial.

Grávidas deve evitar ingerir o chá, pois a erva pode causar aborto. Durante a amamentação, a carqueja também não é recomendada.

Não recomendado chá de carqueja durante a gravidez

Como fazer chá de carqueja?

Para fazer o chá de carqueja, basta infundir as folhas da erva, ferver o líquido, coar, e pronto! Vale a pena notar que você também pode adicionar outros ingredientes (como gengibre ou canela), além de ervas medicinais.

Ingredientes

– 2 xícaras de água

– 2 colheres de sopa cheias de folhas de carqueja

– 1 pedaço de pau de canela (opcional)

Para começar, despeje a água em uma panela e deixe ferver. Quando estiver começando a borbulhar, adicione as folhas da carqueja, a canela, misture e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Depois disso, é só preparar a bebida e servir em xícaras. É saboroso e nutritivo!

RELACIONADOS