Benefícios das máscaras de argila: Cuidados com a pele!

Photo of author
Written By Produção 02

Cada vez mais cresce a popularização das “skin cares”. Entre os produtos de beleza para esses cuidados com a pele, as máscaras de argilas estão na lista itens mais usados. Isso porque as máscaras de argilas oferecem não só resultados imediatos (deixando o rosto com um aspecto melhor), como também a longo prazo, atuando diretamente na prevenção as rugas e marcas de expressão que surgem ao longo do tempo.

Além disso, as máscaras de argilas possuem algumas funções: cicatrizar e estimular a pele, absorver e esfoliar suavemente, e formar uma camada protetora. Isso porque, a origem delas é mineral, extraídas de rochas vulcânicas enriquecidas por uma mistura de alumínio, sílica e água. São formadas a partir da exposição dessas rochas ao vento, aos agentes químicos, ao apodrecimento de vegetais e à água. Isso faz com que elas sejam produtos orgânicos carregado de energia (solar e magnética, por exemplo).

Vários tipos de máscaras de argilas existem, como argila branca, vermelha, cinza, entre outras. É importante saber para qual tipo de pele cada argila é indicada e quais são os seus principais benefícios.

A seguir, conheça os benefícios das máscaras de argila e qual a melhor delas para o seu tipo de pele.

Máscara de argila preta

Tratamento de pele com máscara de argila preta. Fonte: Google

Indicado para: peles oleosas.

Rica em: alumínio e silício.

Essa é uma máscara poderosa, que auxilia não somente no tratamento da pele, como também no alívio dos sintomas da sinusite.

Esse tipo de argila é ideal para peles oleosas, porque equilibra a oleosidade da pele e ainda ajuda a desintoxicar os poros. Atua como prevenção a acne, retira cravos, limpa profundamente a pele, reduz marcas de expressão e rugas (com a produção de colágeno e o estímulo da circulação sanguínea e linfática). Assim sendo, as

mascaras de argila preta, também chamada lama negra ou vulcânica, tem a capacidade de rejuvenescer e tonificar a pele.

Máscara de argila cinza

Tratamento de pele com argila cinza. Fonte: Google

Indicado para: peles ressecadas, sem viço e elasticidade.

Rica em: titânio.

Essa argila pode ser usada por qualquer tipo de pele, mas é indicado principalmente para peles sem elasticidade, vigor e maciez, pois tem ação regeneradora e de reestruturação, buscando suprimir as necessidades da pele. Por isso, ela é conhecida como uma “catalisadora”, melhorando a circulação sanguínea, absorvendo impurezas, revitalizando e hidratando a pele. Além disso, as máscaras de argila cinza possuem ação refrescante.

Máscara de argila branca

Mulher aplicando máscara de argila branca. Fonte: Google

Indicado para: todos os tipos de pele.

Rica em: magnésio.

É a argila mais delicada entre todas. Até mesmo as peles sensíveis e desidratadas podem receber a argila branca, visto que retira a oleosidade sem causar ressecamento. Por estimular a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e jovem, essa argila é indicada principalmente para peles maduras. Além disso, nesse tipo de pele é mais comum ver manchas e a argila branca ajuda a diminuí-las, uma vez que possui ação clareadora.

Máscara de argila rosa

Uso de máscara de argila rosa. Fonte: Google

Indicado para: peles sensíveis.

Rica em: magnésio, óxido de ferro, cobre e silício.

As peles sensíveis possuem tendência à vermelhidão, com muitos vasos, além de serem flácidas. A argila rosa é indicada para esse tipo de pele, pois firma, vitaliza a pele e aumenta a tonicidade. Assim sendo, a pele se torna mais bem tratada, protegida, renovada e limpa. As máscaras de argila rosa são uma combinação entre a argila branca e vermelha.

Máscara de argila verde

Máscara verde para tratamento de pele. Fonte: Google

Indicada para: peles oleosas e com acnes.

Rica em: silício, zinco e óxido de ferro.

Esse tipo de argila tem a incrível capacidade de atuar na pele mesmo após horas depois de ter sido aplicada e retirada, o que a faz ser uma das mais utilizadas.

É indicada para qualquer tipo de pele, mas principalmente para as peles oleosas e com acnes, pois desintoxica, purifica e equilibra a pele. A argila verde pode reduzir o brilho causado pela oleosidade em excesso.

Máscara de argila vermelha

Tratamento de pele com argila vermelha. Fonte: Google

Indicada para: peles maduras e sensíveis.

Rica em: óxido de ferro, alumínio e silício.

A cor vermelha se deve ao fato de ser rica em óxidos de ferro e cobre. É indicado para peles maduras, pois funciona como um anti-idade, reduz linhas finas de expressão, além de produzir colágeno (efeito renovador). A argila vermelha também é benéfica às peles sensíveis, visto que estimula a respiração das células, para evitar a falta de elasticidade, a pele fina e seca.

Máscara de argila amarela ou dourada

Argila dourada para o rejuvenescimento da pele. Fonte: Google

Indicada para: peles maduras e cansadas

Rica em: silício

A máscara de argila amarela ou dourada estimula a circulação da região em que foi aplicada e possui propriedades esfoliantes e de purificação. Além disso, é capaz de aumentar a elasticidade da pele ao manter a hidratação da pele. Por isso, são indicadas para peles maduras e cansadas, o silício presente nessa argila proporciona o efeito rejuvenescedor, retardando o envelhecimento da pele. Um fato interessante sobre a argila amarela é que ela também pode ser aplicada no cabelo, favorecendo a redução da oleosidade no couro cabeludo, limpa os folículos capilares e acelera o crescimento do cabelo.

Máscara de argila marrom

Tratamento de pele com argila marrom. Fonte: Google

Indicado para: todos os tipos de pele

Essa argila é considerada nobre, pois tem alto teor de pureza. Consegue reduzir inflamações na pele, além de ativar e rejuvenescer, o que torna a pele mais firme. Além disso, estimula a circulação sanguínea.

Máscara de argila bege

Tratamento de pele com argila branca. Fonte: Google

Indicado para: peles oleosas

Rica em: magnésio, alumínio e silício

A argila bege é uma combinação das argilas brancas e marrons, e suas propriedades amplamente auxiliam no tratamento da pele de forma suave. Ela pode reduzir inflamações devido à presença do silício, que possui ação antisséptica, cicatrizante e purificante. Reduz o excesso de oleosidade na pele, o que contribui para o tratamento das acnes.

Conclusão

Por serem ricas em minerais, as máscaras de argila são importantes não só para o momento da skin care, mas também para a saúde — a máscara amarela, por exemplo, se passada no corpo, causa sensação de bem-estar e refrescante; e a máscara preta diminui os sintomas da sinusite. O uso delas é indicado, mas deve-se escolher o tipo de máscara que seja ideal para o seu tipo de pele, sempre usando com moderação.