10 Hábitos que deixam sua casa com “ar de bagunça”: Elimine agora!

Muitas pessoas não conseguem trabalhar, dormir ou estudar com uma pilha de bagunça espalhada pelo ambiente, por isso sentem a necessidade de arrumar a casa antes de cumprir seus afazeres. Outras pessoas gostam de manter tudo arrumado. Mas acorreria do dia a dia nem sempre nos permite dar aquela organizada e uma boa limpeza na casa como gostaríamos.

Alguns hábitos comuns do nosso dia a dia são responsáveis por contribuir para uma visão de “cômodo bagunçado” e, sendo evitados, podem facilitar a arrumação da casa e até mesmo exigir menos tempo. Acompanhe, agora, uma lista de atitudes que podem ser evitadas e deixar a sua casa com cara de organizada:

Deixar a louça para depois

Louças na pia – Fonte: Google

Nem todo mundo gosta de lavar louça, mas deixa-las na pia, aguardando por um momento para serem lavadas pode deixar sua casa com um aspecto de bagunça. A dica que te damos é não deixar acumular louças sujas; sempre que usar alguma coisa, lave imediatamente, e se não tiver tempo para isso, lave-as no momento que estiver preparando as refeições, assim você economiza tempo e ainda se torna mais funcional na cozinha. Caso você tenha condições, compre uma máquina de lavar louças, ela vai te fazer economizar muito tempo (e água, principalmente).

Espalhar as roupas por todos os cantos

Roupas espalhadas na casa – Fonte: Google

Depois de um dia cansativo, a única coisa que queremos é chegar em casa, e quando isso acontece, tendemos a relaxar e fazer tudo o mais breve possível para enfim descansar. Nisso, e em outros casos, é comum o hábito de deixar as roupas jogadas pela casa; em cima do sofá, da poltrona, da mesa, do balcão, entre tantos outros. Crie o hábito de deixar locais específicos para as roupas que já foram usadas (se estiverem sujas, coloque no cesto, se ainda der para usar, pendure em um cabideiro). E não deixe as roupas que você acabou de lavar e precisam ser dobradas em qualquer lugar, dobre-as naquele momento, se possível, e guarde-as.

Ter a famosa “cadeira da bagunça”

Talvez você tenha uma dessa aí na sua casa. Se for o seu caso, arrume-a assim que puder. Evite transformar um assento da sua cadeira em “guarda-objetos” ou “guarda-roupas”. Deixe tudo no lugar. Assim, você evita a bagunça no ambiente e ainda tem mais um assento para uma possível visita de emergência. A cadeira bagunça pode ser evitada com cabideiros e aparadores em pontos estratégicos da casa, além de que, o hábito de sempre colocar de volta no lugar aquilo que você pegou contribui para isso.

Lotar as bancadas com objetos soltos

Objetos soltos nas bancadas – Fonte: Google

Um hábito comum e que pode deixar sua casa com cara de bagunça é colocar muitos objetos pequenos e soltos pela bancada. O erro mais comum em uma penteadeira é deixar os cremes, frascos, perfumes e maquiagens soltas por ela. Se possível, compre organizadores (ou faça você mesmo) e coloque esses pequenos objetos dentro deles de forma categorizada e organizada. Dê preferência as caixas transparentes, pois facilita melhor na visualização do conteúdo. Da mesma forma, na cozinha, evite apoiar copos e utensílios pequenos sobre as bancadas, guarde-as nos armários, de preferência dentro de potes organizadores. O mesmo princípio segue nos outros cômodos da casa.

Um cabide de cada cor e cheio de roupas

Roupas desorganizadas nos cabides – Fonte: Google

Talvez você queira economizar espaço ou só não tem cabides suficientes, mas colocar várias roupas em um mesmo cabide deixa o seu guarda-roupa com um aspecto muito mais bagunçado, mesmo que não esteja. Se possível, obtenha um número de cabides referente a quantidade de peças que quer pendurar. Mantenha um padrão de cores para eles, dessa forma, a “visão” ficará muito mais harmônica e organizada. Caso queira deixar todos os cabides de uma cor só, mas não quer comprar outros, compre uma tinta em spray e os personalize da coloração que preferir.

Leia mais: Como fazer um closet sem gastar muito: Guia completo!

Não arrumar a cama ao acordar

Cama bagunçada – Fonte: Google

Lembra quando você acordou atrasado e não teve tempo de arrumar a cama? Esse hábito de deixar a cama desarrumada cria uma sensação muito maior de bagunça para o seu quarto. Se costuma fazer isso, comece a tirar um tempinho da sua rotina matinal para arruma-la. A dica para manter sempre a cama arrumada é não colocar muitas coisas nela, como por exemplo, cobertores e almofadas, pois isso vai acabar te desmotivando a arrumar.

Deixar os sapatos espalhados pela casa

Esse também é um hábito comum que deixa a casa com uma cara de bagunça. Evite deixar os sapatos espalhados pela casa inteira, separe um lugar específico para eles. Se você tem o hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa, a dica é deixar um armário ou instalar prateleiras baixas na parede para apoia-los. Além disso, separe um lugar no seu guarda-roupa ou no closet para guarda-los, caso você não tenha.

Deixar a louça secando naturalmente

Esse é um hábito muito prático, porém deixa a cozinha com aparência bagunçada. Sempre que lavar a louça, guarde-as nos armários e prateleiras, se possível, separe um local próximo a pia para o descanso das louças enquanto você enxuga para facilitar o processo.

Deixar as almofadas do sofá de qualquer jeito

A almofadas do sofá são objetos decorativos que podem dar um “up” na sua sala, porém, não é recomendável deixa-las de qualquer jeito apoiadas no sofá ou jogadas no chão. É impossível deixa-las no lugar o tempo todo, ainda mais o sofá sendo um móvel muito usado da casa, mas faça de tudo para assim que você se levantar, colocar as almofadas no sofá. Além disso, evite o excesso delas, pois, quantos mais delas, mais difícil é para dispô-las e mantê-las sempre organizadas.

Deixar os livros e revistas desorganizados

Uma estante de livros confere um ar sofisticado e atraente para o ambiente, mas ao colocar os livros nela, é importante levar em consideração o padrão de organização (seja pelas cores ou por tamanhos), pois se forem colocados aleatoriamente, podem oferecer um ar de desorganização. Se você gosta de revistas, procure deixa-las em um revisteiro, não as deixe espalhadas sobre os móveis, conferindo uma desorganização ao cômodo.

Gostou do post? Então comenta aqui um hábito listado aqui que você mais pratica.

CONFIRA TAMBÉM
Translate »